Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/11/17 às 15h23 - Atualizado em 8/11/18 às 16h47

Com COPEP trabalhando, anda a fila de pedidos de crédito

COMPARTILHAR

Conselho decide sobre pedidos que esperavam resposta há quatro anos

 

O Conselho de Gestão do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal, o COPEP, já conseguiu resolver metade dos cerca de 400 processos que aguardavam da SEDICT por decisão sobre pedidos de financiamento. “Havia processos aqui há três anos esperando análise e parecer”, conta o secretário-adjunto de Economia e Desenvolvimento, Espedito Henrique. O acúmulo aconteceu por causa de um período em que o Conselho ficou praticamente inativo. Quando o secretário Valdir Oliveira assumiu a SEDICT, em abril, determinou que o colegiado voltasse a funcionar.

 

Reativado em julho, o COPEP tem se reunido todos os meses para colocar em dia a fila de pedidos de financiamento e já aprovou que o Governo de Brasília ponha à disposição de empreendedores cerca de R$ 3 bilhões para crédito nos próximos 30 anos. Esse dinheiro virá do Financiamento Especial para o Desenvolvimento, o FIDE. Segundo Espedito Henrique, a liberação do dinheiro dependerá de vários fatores, entre eles a capacidade das empresas de gerarem mais empregos, renda e tributos. “O mais importante é que a SEDICT cumpre seu papel de protagonista do desenvolvimento econômico no DF”, frisa o adjunto.

 

Formado por 35 conselheiros, o COPEP possui a representação de 23 órgãos públicos, bancos (BB e BRB) e entidades como Sebrae e Federação do Comércio. O secretário Valdir Oliveira é o representante da SEDICT no COPEP. Ele substitui o governador Rodrigo Rollemberg, que pelo estatuto do colegiado é o presidente do Conselho.

 

A próxima reunião do COPEP está marcada para o dia 13 de novembro.