Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/10/17 às 13h56 - Atualizado em 18/11/20 às 16h41

Competências

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal tem como principais estruturas funcionais:

 

A Governança político-administrava composta pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação e por respectivas equipes que proverão, além de assessoria direta, assessoria jurídica, de comunicação, de ouvidoria, de gestão e de controle interno.

 

A Secretaria Executiva é responsável por um olhar mais interno com o objetivo de atuar como uma boa interface entre o “interno X externo” e “político X técnico”, bem como garantir uma boa gestão das equipes e o desenvolvimento e sucesso de todos os projetos a serem desenvolvidos. No nosso modelo de gestão, sua atuação terá o papel de Product Owner (P.O.) e sua estrutura.

 

A Subsecretaria de Fomento à Inovação primeiro nível das Subsecretarias, sendo esta a de Fomento à Inovação, tem como propósito atuar em um nível mais alto, com foco em uma interação mais próxima do cidadão, do empreendedor, do pesquisador e do ecossistema de C,T&I como um todo, para que a Secretaria seja capaz de compreender a atual situação das políticas públicas em execução no Distrito Federal e no mundo com foco neste setor, bem como nutrir um bom relacionamento com foco na colaboração com e entre estes atores.

 

A Subsecretaria de Tecnologias para Cidades Inteligentes atua diretamente na gestão da mudança de paradigma e mindset do Distrito Federal em relação às novas tecnologias por meio da facilitação, ideação e promoção de oportunidades que visem desenvolver e atrair inovações, oportunidades de negócios e/ou aprendizados para o Distrito Federal no âmbito das cidades inteligentes.

 

A Subsecretaria de Ações e Projetos Estruturantes parte mais operacional da Secretaria, a Subsecretaria de Ações e Projetos Estruturantes por meio da qual visamos possibilitar o desenvolvimento das soluções idealizadas pelas outras duas Subsecretarias, tendo em vista, inclusive, detalhes técnicos como a interoperabilidade de tais soluções com as diferentes tecnologias já utilizadas dentro do poder público, a escalabilidade dos projetos e soluções propostas e a definição de seus requisitos.

 

 

MISSÃO

 

Proporcionar fomento ao mercado tecnológico e desenvolver e incentivar a tecnologia em vários segmentos do Distrito Federal. Além disso, apoiar a formação integral do ser humano para que possa atuar como agente de construção científica, cultural e política da sociedade.

 

VISÃO

 

Ser referência nacional na prestação de serviços de ciência e tecnologia de qualidade.

 

PAPEL DA SECRETARIA

 

Promover o desenvolvimento científico e tecnológico em setores estratégicos criando condições para facilitar e alavancar iniciativas inovadoras baseadas em novos conhecimentos, visando o progresso do Distrito Federal.