Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/09/19 às 15h40 - Atualizado em 2/02/20 às 22h12

GDF firma parceria com Israel para promover intercâmbio em ciência e tecnologia

COMPARTILHAR

 

 

Na manhã desta quarta-feira (18), o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Gilvan Máximo, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) realizou uma reunião com vários secretários de Ciência e tecnologia de diversos estados brasileiros que vieram conhecer os avanços e a experiência em startups que o Estado de Israel obteve ao longo dos anos. Durante o evento foi firmada uma parceria entre Israel e o Governo de Brasília.

 

 

Estiveram no evento o Ministro de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Marcos Pontes, o vice-presidente da Câmara Federal, Marcos Pereira, o Embaixador de Israel, Yossi Shelley ,o Embaixador da Correia do Sul, Chan Woo Kin, o Embaixador do Japão, Akira Yamada e o Encarregado de Negócios dos EUA, William Popp e outras autoridades. O Governo Brasileiro já conta com parcerias com outros países como EUA. Todos os embaixadores falaram da alegria em incentivar os Estados brasileiros e inclusive transformar Brasília  em grandes potências tecnológicas.

 

 

 

O vice-presidente da Câmara Federal, Marcos Pereira, defendeu investimento para o Brasil avançar em tecnologia. “Estamos no parlamento lutando pelo pleno desenvolvimento dessa área para gerar emprego e fazer o nosso país despontar em cidades inteligentes”, disse.

 

 

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Marcos Pontes, destacou a sua satisfação em participar do encontro do Consecti. “É uma alegria muito grande ver muitos estados brasileiros reunidos aqui e inclusive ter a presença de vários embaixadores de diversos locais do mundo. Queremos neste momento ouvir a todos, debater e sair do papel porque temos tudo para ter um desenvolvimento cientifico em todo Brasil “, enfatizou.

 

 

O Embaixador de Israel, Yossi Shelley , explicou o motivo pelo qual Israel é uma potência na área de startups. “Israel é uma referência em tecnologia mundial na área de pesquisa e desenvolvimento cientifico. Além disso, somos o primeiro país do mundo na criação de startups”, contou.

 

 

O presidente do CONSECTI,  Gilvan Máximo, pediu para os secretários de ciência e tecnologia dos estados falarem seus projetos. “Queremos com esse debate fazer o Brasil avançar e ser uma referência em inteligência artificial, por isso estamos promovendo esse intercâmbio com o Israel”, destacou.  Além disso, eles debateram em relação aos pontos mais relevantes sobre investimentos, capacidade institucional, participação ativa dos secretários , fundos para o CONSECT e a elaboração de uma carta com as principais demandas para levar até o ministro e outros temas.

 

 

O secretário de Ciência e tecnologia de Roraima, Aluízio Nascimento, destacou que a reunião foi um marco para o CONSECTI. ” Olha que avanço gigantesco nós estamos vivendo, pois esse debate é dentro da Embaixada de Israel discutir políticas públicas para tecnologia. Vejo que neste encontro muitas portas vão se abrir para nossa área “, explicou.

 

Fonte: SECTI/DF