Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/08/17 às 19h11 - Atualizado em 8/11/18 às 16h46

Mutirão da Simplificação facilita legalização de empresas em Samambaia

COMPARTILHAR

Evento com apoio da SEDES vai até sexta-feira na cidade

André Giusti

 

O Mutirão da Simplificação entrou, nesta quarta-feira (2), em seu terceiro dia com pouco mais de 60% dos atendimentos previstos realizados. Mais de 1,6 mil empreendedores e empresários de Samambaia, que recebe a quarta edição do evento em 2017, foram atendidos na tenda armada junto à Feira Permanente da cidade. O Mutirão é organizado pelo Sebrae com o apoio do Governo de Brasília, por intermédio da SEDES, e pretende atender até sexta-feira (4) cerca de três mil pessoas que querem abrir, regularizar ou mesmo dar baixa em empresas. O funcionamento é de 8h a 18h.

 

O objetivo do Mutirão da Simplificação é justamente acabar com o excesso de burocracia e poupar o tempo do empreendedor que precisa formalizar sua empresa. O instrumento para isso é o Registro de Licenciamento de Empresas (RLE), feito pela internet, de forma rápida e prática. Na maioria dos casos, a regularização do negócio sai no mesmo dia, às vezes em menos de uma hora. Foi o que aconteceu com Rony Alves, de 32 anos, que desde 2015 possui uma serralheria em Samambaia Sul. Ele precisou de apenas 40 minutos para legalizar a empresa e passar a funcionar com tranquilidade, sem ter problemas com a fiscalização. “É bom andar certinho”, resumiu em uma frase o motivo porque procurou o Mutirão.

 

Foto: Cleverlan Costa

A comerciante Paula Carina de Oliveira Tasso, de 37 anos, levou ainda menos tempo para dar existência legal à

loja de tubos de PVC que abriu há um ano na Avenida Leste de Samambaia. “Todo mundo dizia que demorava muito, que era muita complicação para legalizar, mas aqui levei só meia hora para deixar tudo certinho”, contou, com surpresa, a comerciante. Ela recebeu, de forma simbólica, o alvará de funcionamento da loja das mãos do próprio governador Rodrigo Rollemberg. “O Distrito Federal é a unidade da Federação onde, atualmente, se leva menos tempo para se abrir uma empresa”, garantiu Rollemberg, ao participar da abertura oficial do evento que, de fato, começou na segunda-feira (31).

 

O secretário Valdir Oliveira voltou a destacar as vantagens do empreendedor formalizar o seu negócio, que vão desde evitar problemas com a fiscalização até a maior facilidade de se conseguir empréstimo nos bancos, em condições de pagamento mais favoráveis. “A formalização é também a maneira que o governo tem de mapear quantos empresários existem no DF para elaborar políticas econômicas a favor do setor produtivo”, complementou o secretário.

 

O Mutirão da Simplificação também oferece capacitação para os empreendedores em forma de palestras. Todos os dias ocorrem exposições de temas ligados à gestão empresarial, tais como gerência e vendas pela internet. Antônio Marcos, de 47 anos e que há 12 trabalha revendendo cosméticos, foi a todas as palestras do Mutirão em Samambaia e pretende continuar indo até sexta-feira. “São quase duas horas de explicações e orientações que no meu caso vão melhorar o nível de satisfação do meu cliente”, acredita. Ele trabalha em um ramo – o de cosméticos – que é um dos mais fortes de Samambaia, cidade com vocação para o comércio e os serviços.

 

Este ano o Mutirão da Simplificação já esteve em Planaltina, Ceilândia e Brazlândia, e ainda estará em São Sebastião, de 11 a 15/9, e Paranoá, de 2 a 6/10 (datas previstas).