Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/09/17 às 12h15 - Atualizado em 12/04/21 às 11h43

Perfil do Secretário

COMPARTILHAR

 

 

 

 

 

Gilvan Máximo é um homem trabalhador, de garra e é conhecido como uma pessoa que faz sonhos e projetos acontecerem. Natural de Rubiataba (GO), tem 49 anos e já nasceu com o espírito de liderança.

Sua família tinha um Armazém, que era bem frequentado por líderes sociais e religiosos. Dali nasceu a sua paixão pela política. “Aos 14 anos eu já tinha veia empreendedora, um comércio com o meu irmão e uma conta bancária onde cuidava das finanças da família”, relembra. Ele era tão visionário, que no comércio onde atuava com o seu irmão e a sua mãe, buscava o pizzaiolo, em Goiânia, aos finais de semana para fazer pizzas em sua cidade Rubiataba. “Era um encontro muito produtivo com familiares e empresários da cidade isso fortaleceu laços”, destaca.

Um início promissor que veio também com um dos momentos mais difíceis da sua vida. A perda da sua mãe. Ele conta que presenciou a sua mãe morrer de um infarto fulminante aos 48 anos. “Foi o pior momento da minha vida. Fiquei até os 20 anos tentando achar uma explicação, pois ela era muito religiosa”, emociona-se.

Então, logo recebeu o convite do seu cunhado Demar de Castro para morar em Brasília. Gilvan vendeu uma casa que tinha em Goiânia e foi explorar a Capital, começou trabalhando com produtos médicos hospitalares. No mesmo período  conheceu sua amada Miranda aos 23 anos e, logo se casou com 24 anos. Ele e Miranda, uma mulher forte, guerreira e determinada como Gilvan, começaram uma nova trajetória. Atuavam na joalheria Miranda Castro e depois fundaram uma construtora, empreendimentos frutos de muito trabalho.

Por meio da sua amada Miranda, ele teve um encontro impactante com Deus e tornou-se evangélico. Depois de 10 anos de matrimônio, veio o grande milagre na vida do casal, o nascimento da filha Sophia. “Foi a maior benção da minha vida”, alegra-se Gilvan.

Em 2011, foi convidado por Marconi Perillo para ser secretário do Entorno de Goiás. Nessa missão fez muitas benfeitorias para o estado, destacando-se a  forte atuação no combate à violência do Entorno; passeatas consideradas como  Baixada Fluminense de Goiás; redução do número de homicídios com as blitz de polícias coordenadas pela Secretaria de Estado do Entorno pelo Estado de Goiás. Na ocasião, foram recuperados mais de 1200 carros roubados, mais de 1 mil motos, mais de 500 armas de fogo apreendidas, mais de 50 foragidos da justiça. Foi a primeira polícia do mundo a criar o trabalho pelo whatshapp e reduzir o homicídio em 62%.

Como o secretário tinha carta branca para atuar em todas as áreas  – Segurança Pública, Transporte, Saúde – foram realizados diversos movimentos contra a dengue, educação do descarte correto de lixo para a população, entre outros. Construíram mais de 10 escolas ultramodernas padrões Século XXI e interligaram Corumbá 4 para todo o entorno Sul. “Eu fazia questão de despachar e visitar, pessoalmente, todos os prefeitos, vereadores e secretários municipais. Todas as demandas eram repassadas automaticamente para o Palácio das Esmeraldas para o governador do Estado”, adverte o secretário.

Gilvan é um líder que faz e está presente em todas as suas demandas. Ele pegava o ônibus em Luziânia, às 5h da manhã, e levava a imprensa para ver as mazelas do transporte público. Com isso, conseguia uma boa divulgação e também resolução de problemas.

O papel do secretário também era de um subgovernador, que vistoriava todas as obras do governo do Estado da Região, como água, esgoto, construção de escolas e creches. Fazia encaminhamento em hospitais na área da saúde e a sugestão foi modificar o Hospital de Esfera Municipal para Estadual, como está até hoje. A polícia foi equipada com caminhonetes, armas de última geração, helicóptero a disposição e, pela primeira vez na história da polícia, reduziu a criminalidade. Isso deu um salto na qualidade de vida da região e de toda a população.

O secretário acompanhava as demandas dos empresários locais, da construção civil e do agronegócio. Com isso, o trabalho foi destaque e Gilvan foi convidado a ser candidato a deputado federal, tendo obtido no pleito 59 mil votos.

Em 2015 assumiu a Goiás Parcerias, pasta responsável pelas PPS – Parceria Pública Privada. De 2019 a 2021, foi o presidente do Consecti – Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I, comandando os secretários de todo o Brasil.

Desde 2018, a convite do governador Ibaneis Rocha,  é secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF. Agora, um dos seus objetivos é tornar Brasília a primeira cidade inteligente da América Latina.

Apesar de sempre está envolvido com grandes responsabilidades e missões, Gilvan valoriza as coisas simples e um dos seus maiores prazeres nas horas vagas é estar com a família, principalmente suas paixões – Miranda e Sophia – com os amigos e também de saborear um bom frango caipira da panela amarela e uma carne de porco na lata.