Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/06/13 às 19h09 - Atualizado em 8/11/18 às 16h41

SDE participa de bate-papo sobre inovação com professores

COMPARTILHAR

Gutemberg Uchôa participou na tarde de quinta-feira (20), de um bate-papo sobre inovação, pesquisa e matriz produtiva no Campus Brasília (Asa Norte) do Instituto Federal de Brasília (IFB). O público era formado por professores que puderam expor  dúvidas sobre o tema e  apresentar  experiências diversas.

Na oportunidade o secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Gutemberg Uchôa, comentou sobre inovação e solução para as demandas atuais. “Este é o melhor momento para se quebrar os paradigmas na construção de uma melhor sistemática na produção de pesquisa para as soluções de mercado”, explicou.

A agenda do Governo Federal neste ano voltada para as escolas técnicas – e institutos federais –  é a formação de Polos de Inovação. A ideia central é melhorar a competitividade do Brasil diante do cenário internacional na criação de tecnologias em linhas de produção e criação de novos produtos para o mercado interno e externo.

Além do fortalecimento da competitividade do país perante os mercados internacionais. O modelo de Polos hoje pensado para as unidades dos institutos federais foca na atração de empresas demandantes de mão de obra especializada para dentro das instituições de ensino.

Além disso, as novas diretrizes para a formação de parcerias e a formalização de projetos são simplificadas, o que garante mais agilidade. O secretário acredita que este formato deve revelar em pouco tempo todo o potencial do Brasil na área de pesquisa e inovação, mas ressalva que o Brasil precisa valorizar aquilo que for criado. “Os polos devem preservar sua capacidade econômica de sustentabilidade. Comercializando o produto que for objeto de uma pesquisa, utilizando esse produto como inteligência nacional, e dos institutos que produzem a ciência”, finalizou Uchôa.

O IFB oferece cursos técnicos, superiores, de Formação Inicial e Continuada (FIC), projetos de extensão, cursos de idiomas e do Pronatec. A unidade está localizada na via L2 Norte, Quadra 610.

 

Da Ascom – Arlison Brito