Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/05/24 às 11h57 - Atualizado em 8/05/24 às 12h00

Brasília Game Festival traz universo geek ao DF em três dias de evento

 

Foto: Divulgação

 

 

Brasília será novamente palco de um dos maiores encontros do universo gamer do país. Nos dias 17, 18 e 19 de maio, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães sediará a segunda edição do Brasília Game Festival. Com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), o evento está com inscrições gratuitas abertas.

 

Para os nerds, geeks, gamers e otakus de todas as idades, a organização, que tem a expectativa de receber 100 mil pessoas, promete diversas atrações, entre elas competições de jogos eletrônicos, shows, swordplay (simulação de batalhas com réplicas de espadas e instrumentos de combate revestidos com espuma) e cosplay (representações performáticas de personagens), entre outras.

 

O festival conta com um aporte de aproximadamente R$ 2,6 milhões, provenientes de emendas parlamentares, disponibilizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF). O secretário da pasta, Leonardo Reisman, destaca o crescente impacto positivo do mercado de jogos eletrônicos na economia criativa. “O Brasília Game Festival visa impulsionar ainda mais esse setor na região, além de incentivar a formação de talentos, o surgimento de novas empresas e fortalecer as já existentes”, frisa.

 

Reisman afirma que alguns dos projetos desenvolvidos no DF têm conquistado reconhecimento tanto a nível nacional quanto internacional. “Nosso principal objetivo é ter cada vez mais empresas desenvolvendo, publicando e comercializando jogos tanto para outros estados quanto para outros países”, completa.

 

Mercado gamer

 

 

De acordo com a Secti, dados recentes da Associação Brasileira das Empresas de Jogos Digitais (Abragames) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) apontam que o Brasil é líder latino-americano nesse mercado e o quinto em população online, com cerca de 103 milhões de jogadores. O número de estúdios nacionais cresceu 3,2%, passando de 1.009 empresas em 2021 para 1.042 em 2024. Dentro desse cenário, Brasília ocupa a sétima posição no ranking de cidades com mais empresas desenvolvedoras de jogos.

 

Na primeira edição do evento, em 2023, quase 45 mil brasilienses visitaram o festival. Para Eduardo Lima, organizador do festival, Brasília possui um enorme potencial para se tornar um dos principais destinos anuais para eventos geeks no Brasil. “No Brasília Game Festival, o público pode desfrutar gratuitamente do melhor do universo gamer, com uma programação intensa e diversificada”, destaca. “O evento tornou-se uma grande vitrine do setor, mostrando o quanto o mercado está aquecido e crescendo a cada ano. Brasília é certamente um dos principais polos do Brasil e pode se tornar um dos maiores do mundo”, acredita.

 

Além de torneios online entre equipes de todo o país, o festival contará com espaços diferenciados, como Indie Games, Meta Kosmos, o shopping Geek e o Game on Board. São locais onde o público poderá conhecer os novos jogos do mercado e participar de experiências virtuais.

 

Serviço

Brasília Game Festival
– Data: 17, 18 e 19 de maio
– Hora: 11h às 20h
– Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
– Site: Brasília Game Festival
– Instagram: @brasiliagamefest

 

 

Crédito: Agência Brasília