Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/03/24 às 16h21 - Atualizado em 27/03/24 às 16h21

Com novidades e palestras sobre astronomia, Campus Party realiza 6ª edição em Brasília

 

Foto: Ascom/Secti-DF

 

O maior festival mundial sobre tecnologia, disrupção, empreendedorismo e STEM, a Campus Party, realiza a partir de hoje a sua 6ª edição em Brasília. O evento, realizado com o apoio institucional do Governo do Distrito Federal, em parceria com a SECTI, acontece até às 18h de domingo, 31 de março, na Arena Mané Garrincha, com a diversas atrações especiais. Ao longo dos cinco dias, a expectativa é receber um público de mais de 100 mil visitantes, incluindo 10 mil campuseiros, que terão acesso a mais de 500 palestrantes e atividades ocorrendo 24 horas por dia. Além disso, o público poderá desfrutar de uma conexão à internet com velocidade de 20GBps.

 

Em seu formato original, a CPBSB6 transformará o estádio Mané Garrincha em um grande encontro tecnológico, com espaços tradicionais como o camping e suas 2 mil e quinhentas barracas que vão servir de casa para os campuseiros. Na arena, estarão montados três palcos – What’s Next, Serpro e Petrobras –, diversos espaços de workshops produzidos pela organização e as comunidades, além de uma arena de disrupção. Durante os cinco dias, esses espaços receberão nomes como: Ronaldo Lemos; Mari Krürg; Pedro Loos; Iberê Thenório; Nathalia Rodrigues; Paulo Cacella; Marcia Barbosa; Dado Schneider; Ricardo Cappra, entre outros.

 

“Este ano, aproveitamos o cinquentenário do planetário para trazer como tema central a astronomia. Além disso, vamos discutir o uso da inteligência artificial e sua aplicação em todas as áreas da sociedade. Ter novamente a Campus Party em Brasília é de grande importância, pois se tornou uma das principais edições do Brasil. O público do Centro-Oeste demonstra uma sinergia com os temas apresentados ao longo dos cinco dias, por isso que estamos investindo cada vez mais em novas experiências para os campuseiros da região”, comenta o CEO da Campus Party, Tonico Novaes.

 

Uma das novidades da 6ª edição da Campus Party Brasília será as Olimpíadas de Ciência, Tecnologia e Engenharia Nuclear. Por meio de experimentos que irão desafiar os participantes a resolver problemas complexos, pensar criticamente, trabalhar em equipe e comunicar suas ideias de forma clara e eficaz, a atração reunirá um total de 120 participantes, distribuídos em oito equipes de cinco integrantes que competirão durante três dias, nas categorias: ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), ensino médio (do 1º ao 3º ano) e público geral (maiores de 18 anos).

 

Segundo Leonardo Reisman, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, a escolha da astronomia como tema principal da sexta edição da Campus Party Brasília simboliza o aniversário de 50 anos do nosso planetário.

 

“O objetivo da Campus Party Brasília vai além das palestras, workshops, oficinas e competições, buscando deixar um legado para a cidade, promovendo a ciência enquanto possibilidade de carreira para nossos jovens. Esse ano teremos a Olimpíada Nacional de Ciências e Tecnologias Nucleares, além de uma experiência imersiva em Astronomia por meio de um mini-domo no estande da secretaria. Para completar a lista, teremos a instalação de um novo equipamento para o planetário de Brasília, o DataSky, que enriquecerá ainda mais a experiência daqueles que o visitam”, complementa.

 

Outra novidade será a ativação no Planetário de Brasília, que completa 50 anos. A equipe de Ricardo Cappra realizará uma projeção de dados que ocorrerá no teto e nas paredes do local.

 

A Área Open, espaço aberto e gratuito para todo o público, reunirá atrações para todas as idades e gostos. Este ano, o público precisará resgatar um ingresso gratuito por meio do aplicativo da Campus Party, disponível nas lojas de aplicativos. A área funcionará de 28 a 30 de março, das 10h30 às 20h, e no domingo, 31, das 10h às 16h. Nele os visitantes poderão acompanhar a segunda edição do Printer Chef, um campeonato gastronômico de pratos produzidos com alimentos produzidos em impressora 3D, além da Campus Play, com seus tradicionais torneios de eSports, a Arena e a Campus Kids.

 

“O papel da Open Campus é apresentar ao público todo o universo que a Campus Party pode oferecer, gerando assim novos campuseiros. Mais uma vez, vamos despertar a curiosidade das pessoas com o Printer Chef e os pratos feitos a partir de alimentos produzidos em impressora 3D. Os jovens terão a oportunidade de participar de torneios de eSports e, para as crianças, temos a Campus Kids com o objetivo de ensinar o uso da tecnologia aos pequenos aficionados por tecnologia”, ressalta o CEO da Campus Party.

 

A área gratuita da Campus Party Brasília também receberá a RoboCore, com o hockey de robôs e o raptor, além de workshops mostrando na prática os conceitos básicos para controlar um robô.

 

Os visitantes que estiverem na área Open também terão a oportunidade de experimentar atrações que são sucesso de público, como a Arena Drone, a Área de simuladores, o Palco Fábrica de Empreendedores, os projetos da Campus Future e a área de Startup 360, que reunirá mais de 50 startups que terão a oportunidade de mostrar suas soluções e inovações para o público que visitar o evento.

 

Para ter acesso e acompanhar a programação completa no novo aplicativo – Campus Party Brasil. Para baixar é só acessar as lojas App Store e Play Store.

 

Serviço Campus Party Brasília – 6ª edição


Arena: 
das 12h do dia 27 de março às 17h do dia 31 de março.
Open Campus: de 28 a 30 de março, das 10h às 20h.
dia 31 de março, das 09h30 às 16h.

Local: Arena BRB Mané Garrincha (Eixo Monumental – SRPN)