Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
31/10/17 às 17h39 - Atualizado em 18/05/22 às 10h24

SNCT atraiu cerca de 100 mil pessoas

Evento levou Ciência e Tecnologia à população

 

 

A edição de número 14 da Semana Nacional de Ciência e

Tecnologia recebeu cerca de 100 mil pessoas durante os sete dias do evento (23 a 29/10) que ocorreu no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, mas com atividades também no Planetário de Brasília e nos campi da UnB em Planaltina e Ceilândia. Setenta instituições e 92 escolas públicas participaram da Semana, cujo tema este ano foi A Matemática está em Tudo.

 

A Semana é realizada no país inteiro e em Brasília a organização foi responsabilidade da Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, a SEDICT, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Tiago Coelho, considerou um sucesso o evento porque ele atingiu a meta de levar o conhecimento científico à população. “Tivemos centenas de expositores levando ciência de uma maneira prazerosa e educativa, utilizando o tema A Matemática Está em Tudo. O evento deu visibilidade à Ciência e Tecnologia. A população tomou conhecimento do que é feito em escolas e empresas em termos de Ciência e Tecnologia”, comentou Tiago. Ele considera também que a Semana despertou o interesse dos jovens, público alvo do evento, e que eles buscaram o conhecimento científico por meio do aprendizado.

 

Durante a Semana, o Governador Rodrigo Rollemberg assinou decreto criando a Comissão que vai regulamentar a Rede Ciência, formada em 2016 para difundir a educação científica no DF. Para Tiago Coelho, a Rede Ciência vai permitir o mapeamento de entes, tanto federais quanto distritais, que realmente produzem ciência diariamente no DF. Segundo Tiago, também vai impulsionar a popularização da ciência e do conhecimento produzido por ela, permitindo que a Rede Ciência fique mais visível para a população. “Esse mapeamento e essa divulgação têm que ser transformados em ganho para sociedade”, alertou o secretário adjunto. Tiago Coelho fez analogia com o turismo. “O turista chega na cidade querendo saber onde estão os pontos turísticos. A Rede Ciência vai estabelecer a rota da ciência no DF, onde estão os espaços formais e não formais da produção desse conhecimento científico”, explicou.

 

 

Abertura Semana Distrital Ciência e Tecnologia